Práticas Artísticas e Comunidades:
uma abordagem poética do real

09/10

outubro/novembro

Período: 09/10 a 27/11

Carga Horária: 20h / 3hs semanais

Terças, das 19h às 22h

Investimento: R$250,00 / mês

Estudantes ganham bolsa de 50%


Local > Casa Rio
R. São João Batista, 105 - Botafogo - RJ

 

Ou inscreva-se direto aqui:










 
 



 

 

Apoio Institucional

> Práticas Artísticas e Comunidades: uma abordagem poética do real

 

Os encontros constituem-se como uma introdução à formação de profissionais e estudantes com interesse no desenvolvimento na área da criação artística, das competências pedagógicas e humanas e da capacidade de pesquisa, reflexão crítica e ação sobre a realidade. 

Da interação entre Arte e a Comunidade surge um território de criação com um potencial único e com características muito próprias. A proposta é ensaiar-se um levantamento e integração de diferentes perspectivas perante as múltiplas formas que revela a intersecção entre Arte e Comunidade.

 

O workshop tem como base as experiências acumuladas nos últimos anos envolvendo diferentes zonas territoriais de uma cidade, escolas, prisões, centros de dia e diversas populações (pessoas sem-abrigo, idosos, reclusos, desempregados, crianças e jovens em risco, moradores de bairros de realojamento, pessoas surdas…) em diferentes lugares do mundo, com destaque para as experiências da Europa e da América Latina.

Conteúdos a serem explorados ao longo dos encontros:

 

> Noções e princípios em Arte e Comunidade

> História da Arte e Comunidade

> A ética e a estética em Arte e Comunidade

> O artista, o professor/formador, os líderes locais e a comunidade: algumas considerações.

> Apresentação, visualização e análise críticade de experiências nacionais e internacionais de práticas artísticas comunitárias (Dança, Música, Teatro, Performance e Intervenção em Espaço Público).

> A implementação do projeto: atores e dinâmicas locais.

Hugo Cruz
Nasceu em Portugal, é diretor teatral, programador cultural e professor.
Leciona na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo-Porto, Investigador no CIIE - Universidade do Porto e CHAI - Universiade de Évora. Diretor artístico do MEXE_Encontro de Arte e Comunidade e do Mira_Artes Performativas. Co-fundador da PELE e Nómada Art & Public Space. Coordenador do livro "Arte e Comunidade" editado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Leciona e investiga na área da criação artística, participação política e espaço público.

www.apele.org 
www.nomada-artpublicspace.pt

© 2020 por Assemblage Produtora 
ID visual por Ingrid Bittar/Renan Salotto - 2014

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • Vimeo ícone social