
.png)

14-21
Novembro
Período: 14/11 e 21/11
Sábados, das 10:30h às 13:00h
Investimento: R$120,00
Graduandos: R$ 80,00
Evento Online
via google meet
Da interação entre Arte, Participação, Política e Comunidade surge um território de criação com um potencial único e com características muito próprias. A proposta passa por ensaiar um levantamento e integração de diferentes perspectivas perante as múltiplas formas que revelam as práticas artísticas comunitárias. Os dois encontros propõem uma aproximação a um discurso e a uma praxis sustentada e informada, por isso com maior possibilidade de inscrição no campo das práticas artísticas comunitárias contemporâneas.
Serão sublinhadas as dimensões artística, comunitária e política destas práticas numa visão articulada e complementar e assumindo-as como indissociáveis. Os encontros têm como ponto de partida experiências referentes aos últimos anos desenvolvidas em distintas zonas territoriais, populações e lugares do mundo, com destaque para os contextos da América Latina e Europa.
Este curso constitui-se como um exercício de reflexão e ação de profissionais e estudantes com interesse no desenvolvimento de competências humanas, pedagógicas, artísticas, de pesquisa, reflexão crítica e ação sobre as realidades.
Conteúdos a serem explorados ao longo dos encontros:
> Noções e princípios em Arte, Participação e Comunidade.
> História da Arte,Participação e Comunidade.
> Ética e a estética em Arte, Participação e Comunidade.
> A ação do artista, professor/formador, líderes locais e comunidade: algumas considerações.
> Apresentação, visualização e análise crítica de experiências de práticas artísticas comunitárias (Dança, Música, Teatro, Performance e Intervenção em Espaço Público).
Objetivos:
> Fomentar o acesso e a análise crítica dos processos/dispositivos envolvidos nas práticas artísticas comunitárias.
> Potenciar o trabalho em rede entre diferentes áreas (educação, cultura, saúde, social) e diferentes agentes (profissionais, voluntários, mediadores, comunidade em geral) no contextos das práticas artísticas comunitárias.
> Fundamentar a relevância do desenvolvimento de projetos artísticos em contextos comunitários diversos.
> Promover e definir boas práticas profissionais (estéticas e éticas) neste âmbito de acção.
> Fomentar a experimentação de linguagens artísticas direcionadas a contextos diversos, aprofundando o papel dos profissionais, voluntários e mediadores.
> Estimular a capacidade de análise crítica das dinâmicas políticas e comunitárias como ponto de partida para o desenho e implementação de projetos artísticos.
///
Hugo Cruz nasceu em Portugal, é diretor teatral, programador cultural e professor.
Diretor Artístico do MEXE_Encontro Internacional de Arte e Comunidade. Doutorando no CIIE - Universidade do Porto e CHAIA- Universidade de Évora com o tema “Práticas Artísticas Comunitárias e Participação Cívica e Política: experiências de grupos de teatro em Portugal e no Brasil. Professor no âmbito do “Teatro e Comunidade” na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo – Porto e na Pós-Graduação: “Teatro: uma Ferramenta na Intervenção em Contextos Sócio-Educativos” na FPCE – Universidade do Porto. Lecciona com frequência como convidado em diversas instituições nacionais e estrangeiras. Consultor no âmbito do Programa PARTIS - Práticas Artísticas e Inclusão Social da Fundação Calouste Gulbenkian. Co-fundador da PELE e Nómada.
Vídeos de projetos desenvolvidos:
www.apele.org
https://www.youtube.com/user/PELEespacocontacto