O CURSO
No primeiro momento, o curso se configura como uma introdução possível à arte contemporânea, tomando o contexto brasileiro como referência, com pontuais paralelos ao cenário internacional. Os encontros propostos se baseiam na apresentação e análise de diferentes manifestações e situações da nossa cena artística e cultural dos anos 1960 e 1970, considerando suas principais discussões e problemas, incluindo seus discursos oficiais, ausências e apagamentos.
Esse contexto multifacetado e plural será abordado a partir de diferentes provocações a cada encontro: o que, quem, quando, onde? O por quê se apresenta como mote para as discussões em todos os contos.
Encontro 1: O quê? Questões sobre o(s) estatuto(s) do objeto de arte e a própria noção de arte.
Encontro 2: Quem? Outras definições possíveis para o artista, o espectador, o crítico.
Encontro 3: Onde? Dentro e fora das instituições – Lugares possíveis da/para a produção
artística e (d) o pensamento crítico.
Encontro 4: Quando? Tempo(s) e história(s) na arte contemporânea.
No segundo momento, o curso tem como objetivo analisar o sistema das artes a partir de vias críticas que busquem confrontar as hegemonias e discursos ocidentais-europeus-judaícos-cristãos, tendo como marco a virada dos 90 até a atualidade.
Através de conversas-debates que tomem como base o pensamento crítico, questionador e emancipador, serão realizadas leituras de obras, análises expositivas, estudos conceituais e atentas observações em torno das presenças e ausências de autorias que faceiam a linha tênue entre ocidente e não-ocidente.
Entre os temas propostos, estão: o exame crítico das propostas de revisionismos presentes nos discursos institucionais, internacionais e nacionais, como na Bienal de Veneza, Documenta de Kassel e Bienal de São Paulo; apresentação de ações que visam a redefinição de conceitos-chaves para as artes, o caso de “museu”, “acervo” e “obra”; além de ensaios detalhados sobre a trajetória de artistas e curadores fundamentais para as novas escritas das artes.
Encontro 5: A virada dos 90: MoMA e Pompidou.
Encontro 6: O contexto transatlântico: Documenta de Kassel e Bienal de Veneza.
Encontro 7: Bienal de São Paulo: dos discursos da branquitude aos confrontos silenciados em sua história.
Encontro 8: Retomadas: um Brasil que busca sair das ondas de valorização.
ESTRUTURA DIDÁTICA
32 HORAS TOTAIS
EM 1 ENCONTRO SEMANAL + BIBLIOGRAFIA.
COM FERNANDA LOPES
09/05/23
Encontro 1: O quê? Questões sobre o(s) estatuto(s) do objeto de arte e a própria noção de arte.
16/05/23
Encontro 2: Quem? Outras definições possíveis para o artista, o espectador, o crítico.
23/05/23
Encontro 3: Onde? Dentro e fora das instituições – Lugares possíveis da/para a produção artística e (d) o pensamento crítico.
30/05/23
Encontro 4: Quando? Tempo(s) e história(s) na arte contemporânea.
COM LUCIARA RIBEIRO
06/06/23
Encontro 5: A virada dos 90: MoMA e Pompidou.
13/06/23
Encontro 6: O contexto transatlântico: Documenta de Kassel e Bienal de Veneza.
20/06/23
Encontro 7: Bienal de São Paulo: dos discursos da branquitude aos confrontos silenciados em sua história.
27/06/23
Encontro 8: Retomadas: um Brasil que busca sair das ondas de valorização.
ORGANIZAÇÃO
APERFEIÇOAMENTO
CURSO LIVRE COM 2 MESES DE DURAÇÃO E 32 HORAS EM AULAS REMOTAS AO VIVO
+ LEITURAS.
TOTALMENTE ONLINE
ACESSO VIA PC OU SMARTPHONE. AULAS E DISCUSSÃO COM OS PROFESSORES AO VIVO.
BOLSAS
CURSO COM INVESTIMENTO ACESSÍVEL.
BOLSAS DE 100% (ESGOTADAS)
COM CERTIFICADO
CERTIFICADO PARA PARTICIPANTES COM
MÍNIMO DE 75% DE PRESENÇA.
INSCRIÇÕES
CRONOGRAMA DO CURSO
Início em 09/05/23.
Aulas terças-feiras das 19:30 às 21:30h.
Meses: Maio e Junho de 2023.
Investimento:
2 mensalidades de R$ 300,00
3 mensalidades de R$ 200,00
4 mensalidades de R$ 150,00
Ou á vista com desconto: R$ 550,00
VAGAS SUPER LIMITADAS.
5 bolsas de 50% disponíveis.
3 Bolsas de 100% para assistentes.
Interessados devem enviar a carta de intenção para:
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