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O CURSO

No primeiro momento, o curso se configura como uma introdução possível à arte contemporânea, tomando o contexto brasileiro como referência, com pontuais paralelos ao cenário internacional. Os encontros propostos se baseiam na apresentação e análise de diferentes manifestações e situações da nossa cena artística e cultural dos anos 1960 e 1970, considerando suas principais discussões e problemas, incluindo seus discursos oficiais, ausências e apagamentos. 

Esse contexto multifacetado e plural será abordado a partir de diferentes provocações a cada encontro: o que, quem, quando, onde? O por quê se apresenta como mote para as discussões em todos os contos.

Encontro 1: O quê? Questões sobre o(s) estatuto(s) do objeto de arte e a própria noção de arte.
Encontro 2: Quem? Outras definições possíveis para o artista, o espectador, o crítico.
Encontro 3: Onde? Dentro e fora das instituições – Lugares possíveis da/para a produção
artística e (d) o pensamento crítico.
Encontro 4: Quando? Tempo(s) e história(s) na arte contemporânea.


No segundo momento, o curso tem como objetivo analisar o sistema das artes a partir de vias críticas que busquem confrontar as hegemonias e discursos ocidentais-europeus-judaícos-cristãos, tendo como marco a virada dos 90 até a atualidade.

Através de conversas-debates que tomem como base o pensamento crítico, questionador e emancipador, serão realizadas leituras de obras, análises expositivas, estudos conceituais e atentas observações em torno das presenças e ausências de autorias que faceiam a linha tênue entre ocidente e não-ocidente. 

Entre os temas propostos, estão: o exame crítico das propostas de revisionismos presentes nos discursos institucionais, internacionais e nacionais, como na Bienal de Veneza, Documenta de Kassel e Bienal de São Paulo; apresentação de ações que visam a redefinição de conceitos-chaves para as artes, o caso de “museu”, “acervo” e “obra”; além de ensaios detalhados sobre a trajetória de artistas e curadores fundamentais para as novas escritas das artes. 

Encontro 5: A virada dos 90: MoMA e Pompidou.
Encontro 6: O contexto transatlântico: Documenta de Kassel e Bienal de Veneza.
Encontro 7: Bienal de São Paulo: dos discursos da branquitude aos confrontos silenciados em sua história. 
Encontro 8: Retomadas: um Brasil que busca sair das ondas de valorização.

Working from Home

ESTRUTURA DIDÁTICA

32 HORAS TOTAIS 
EM 1 ENCONTRO SEMANAL + BIBLIOGRAFIA.


COM FERNANDA LOPES

09/05/23
Encontro 1:
O quê? Questões sobre o(s) estatuto(s) do objeto de arte e a própria noção de arte.


16/05/23
Encontro 2:
Quem? Outras definições possíveis para o artista, o espectador, o crítico.


23/05/23
Encontro 3:
Onde? Dentro e fora das instituições – Lugares possíveis da/para a produção artística e (d) o pensamento crítico.


30/05/23
Encontro 4:
Quando? Tempo(s) e história(s) na arte contemporânea.

COM LUCIARA RIBEIRO

06/06/23

Encontro 5: A virada dos 90: MoMA e Pompidou.


13/06/23
Encontro 6:
O contexto transatlântico: Documenta de Kassel e Bienal de Veneza.


20/06/23
Encontro 7:
Bienal de São Paulo: dos discursos da branquitude aos confrontos silenciados em sua história. 


27/06/23
Encontro 8:
Retomadas: um Brasil que busca sair das ondas de valorização.

ORGANIZAÇÃO

APERFEIÇOAMENTO

CURSO LIVRE COM 2 MESES DE DURAÇÃO E 32 HORAS EM AULAS REMOTAS AO VIVO
+ LEITURAS.

TOTALMENTE ONLINE

ACESSO VIA PC OU SMARTPHONE. AULAS E DISCUSSÃO COM OS PROFESSORES AO VIVO.

BOLSAS

CURSO COM INVESTIMENTO ACESSÍVEL.
BOLSAS DE 100% (ESGOTADAS)

COM CERTIFICADO

CERTIFICADO PARA PARTICIPANTES COM
MÍNIMO DE 75% DE PRESENÇA.

INSCRIÇÕES

CRONOGRAMA DO CURSO
Início em 09/05/23.
Aulas terças-feiras das 19:30 às 21:30h.
Meses: Maio e Junho de 2023.

Investimento:

2 mensalidades de R$ 300,00

3 mensalidades de R$ 200,00

4 mensalidades de R$ 150,00

Ou á vista com desconto: R$ 550,00

VAGAS SUPER LIMITADAS.


5 bolsas de 50% disponíveis.
3 Bolsas de 100% para assistentes.

Interessados devem enviar a carta de intenção para:
assemblage@caispesquisa.page

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