Cópia de rede internacional 2020 (1).pn

Em 2021 retomamos o eixo 2 da nossa rede de pesquisa em arte contemporânea com a presença da curadora Pollyana Quintella e da crítica de arte Bianca Dias.

Após investigarmos circuitos internacionais de arte em encontros com as curadoras Cristiana Tejo, Daniela Labra, Kiki Mazzucchelli, Maria Alejandra Gatti, Iara Pimenta, Isabella Lenzi e Maria Alejandra Gatti, partimos para os encontros de investigação de processos artísticos dos participantes, tendo sua continuidade ao longo de todo 2021.

Se a internacionalização do artista e do seu trabalho foi um eixo central no início do programa, o segundo eixo mais focado em processos não deixa de incorporar as experiências, conhecimentos e redes produzidas. 

Pensar a produção dos artistas em vias de possibilitar sua circulação internacional é um dos interesses do programa, seja através da produção de uma exposição coletiva, inscrição em chamadas ou orientação local.

- Como podemos construir novas possibilidades de circulação? 

Nosso trabalho busca aprofundar tais processos com as convidadas e os artistas em rede através da apresentação de trabalhos, análises, leitura de textos e conversas.


 

 

CRONOGRAMAS

Março_ Julho com Pollyana Quintella (10 encontros)

A crítica e curadora Pollyana Quintella realizará leituras de portfólio em grupo, bem como propor exercícios que auxiliem os participantes a melhor compreender e organizar suas pesquisas. Discutiremos os léxicos e vocabulários presentes em cada trabalho; seus pares e interlocutores, entre artistas, autores e teóricos históricos e contemporâneos; e faremos uma reorganização dos portfólios a partir de pequenos grupos conceituais que possibilitam compreender a produção a partir de temas, questões e problemas principais.

 

Teremos 10 encontros em torno das práticas e das proposições da curadora à partir dos eixos: verbos; constelações; vizinhanças.

DATAS

 

27 e 30/03
13 e 27/04
11 e 25/05
08 e 22/06
06 e 20/07



Agosto_Dezembro com Bianca Dias (10 encontros)
 

A crítica e psicanalista Bianca Dias realizará encontros com os participantes que buscam uma interlocução mais aprofundada e direcionada de seus processos artísticos e pesquisas em andamento a partir do diálogo entre arte e psicanálise e de questões vizinhas. 

Como uma plataforma de diálogo, tais encontros visam instigar o artista a aprofundar suas investigações e inquietações poéticas com o desafio de mergulhar na possibilidade de iluminar alguns conceitos teóricos e vetores que são comuns ao campo da arte e da psicanálise provocando o deslocamento do olhar e da experiência, criando novas aberturas para perceber e desenvolver o trabalho. Com sugestões de leituras e referências do mundo das artes, do cinema e da literatura, os encontros abarcam desde uma leitura geral da produção do artista até um passeio teórico e crítico pela arte.

Também teremos 10 encontros em torno das práticas e proposições da curadora à partir dos eixos: uma ideia de sujeito; como se escreve um corpo; a instauração do gesto; ampliar a escrita/ construir um dizer; inscrever uma identidade; abrigar uma política; poéticas do delírio.

 

DATAS
2 semestre (Agosto-Dezembro)
Quartas-feiras.
 

11 e 25/08
08 e 22/09
13 e 27/10
03 e 17/11
08 e 15/12


///

 


ARTE EM REDE 2021

Março _ Dezembro
Encontros Online
via Google Meet

Encontros Quinzenais

Quartas, 19:00 às 21:30h.

Vagas limitadas.
Público: artistas com trabalho já em andamento.

Inscrições até 30/07 (2 semestre)
 

Investimento

Inscrição R$ 50,00

+ 06 x R$ 189,00 

Clique abaixo!




















 

Pollyana Quintella é curadora, professora e pesquisadora. Formada em História da Arte pela UFRJ, é mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ e doutoranda pela mesma instituição. Colaborou com pesquisa e curadoria para o Museu de Arte do Rio (MAR), entre 2018 e 2020, e escreve para diversos jornais e revistas de cultura. Foi curadora adjunta da exposição 'FARSA - Língua, Fratura, Ficção: Brasil-Portugal', no Sesc Pompeia (2020).

Bianca Dias é psicanalista, crítica de arte e ensaísta. Formada em história da arte na FAAP, é mestre em estudos contemporâneos das artes pela Universidade Federal Fluminense.

Realização e Produção

assemblage_id_130630_rs_  copy 6 (1).png