08/08

Agosto 2020

Período: 08/08

Carga Horária: 3h

Sábado, das 14:30 às 17:30h

Investimento: 90,00 
Estudantes 45,00

 

10 bolsas de 100%
Enviar no contato uma carta de intenção simples descrevendo como os encontros podem colaborar para pesquisa e profissão, informando também a impossibilidade do investimento.
E-mail: assemblage.producao@gmail.com

>>>  O encontro apresentará um panorama sobre a clínica psicanalítica com imigrantes e as consequências conceituais, técnicas e éticas desse campo. Partimos da psicanálise e dos campos conexos da etnopsiquiatria, da etnopsicanálise e da clínica transcultural para decantar questões fundamentais desse tipo de experiência, tanto nas práticas clínicas de acolhimento de populações migrantes em vulnerabilidade, quanto no caso de refugiados, como também as problemáticas técnicas que surgem quando atendemos pessoas provenientes de outras culturas e que falam outras línguas. Com isso, introduziremos o tema do refúgio e da imigração na cultura, através da literatura, do cinema e do teatro. 

O encontro propõe:
 

- Localizar o recorte da clínica psicanalítica com imigrantes e a noção de estrangeiro na teoria e na ética psicanalítica.
 

- Fundamentar o campo a partir de interlocuções conceituais e técnicas que foram surgindo junto com o trabalho do Grupo Veredas, coletivo de pesquisa e práticas clínicas com imigrantes que atua no PPG de Psicologia Clínica da USP e na cidade de São Paulo.
 

- O Estrangeiro na Cultura: conceito na Antiguidade greco-romana, na Modernidade e nos dias de hoje.

- O estrangeiro na literatura e no cinema.

- Debates contemporâneos: bilinguismo e educação, transgeracionalidade e imigração, políticas de acolhimento de demandantes de asilo.


 

© 2020 por Assemblage Produtora 
ID visual por Ingrid Bittar/Renan Salotto - 2014

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • Vimeo ícone social