
.png)
Modos de Existência
em Tempos de Assombro

29/11
Novembro
Período: 30/11
Carga Horária: 6h
Sábado das 10:30 ás 13:30
e das 14:30 ás 18:30
Investimento:
R$ 200,00
R$ 125,00 graduandos
Local > Porto Alegre, Centro
Fora da Asa - Experiências Plurais
Rua José do Patrocínio, 642/B
Cidade Baixa - Porto Alegre/RS
No interior de nossa atualidade, por vezes temos a impressão de que todos almejam o mesmo – dinheiro, conforto, segurança, ascensão social, prestígio, prazer, felicidade. Ou será essa apenas uma miragem enganosa, disseminada pela cultura midiática e publicitária, por um suposto consenso capitalista ou necropolítico, que camufla formas de vida em luta, não apenas classes em luta, mas também modos de existência que colidem, formas-de-vida distintas em embate flagrante?
Daí a tematização mais filosófica da temática dos modos de existência, das maneiras de viver, das formas de vida menores, da estética da existência, na esteira de uma pesquisa em torno da biopolítica e de seus contra-movimentos. Os autores convocados serão sobretudo Souriau, Simondon, Deleuze, Guattari, Foucault, Deligny, Lapoujade, Mbembe.
Bibliografia sumária
Étienne Souriau
Les différents modes d´existence
Bruno Latour
Enquête sur les modes d´existence
Gilles Deleuze
Nietzsche e a filosofia
Gilles Deleuze e Félix Guattari
Mil Platôs
Fernand Deligny
Oeuvres
Giorgio Agamben
Meios sem fim
Michel Foucault
A coragem da verdade
David Lapoujade
As existências mínimas
Achille Mbembe
Crítica da razão negra
Peter Pál Pelbart
É professor titular de filosofia na PUC-SP. Escreveu principalmente sobre loucura, tempo, subjetividade e biopolítica. Publicou O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento, entre outros. Traduziu várias obras de Gilles Deleuze. É membro da Cia Teatral Ueinzz, e coeditor da n-1 edições.