© 2018 por Assemblage Produtora 
ID visual por Ingrid Bittar - 2014

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • Vimeo ícone social
Tópicos em Arte Brasileira:
do Moderno ao Contemporâneo

20/05

Maio/Junho

Datas: 20 e 27/05
03 e 10/06

Carga Horária: 8h

Segundas, das 19:30 às 21:30h

 

Investimento: R$ 260,00 (Parceláveis)
Convide um amigo pro curso grátis! :)

Local: Casa Rio
São João Batista, 105

Botafogo, Rio

> Tópicos em Arte Brasileira: do Moderno ao Contemporâneo

O curso tem como finalidade apresentar, através do trabalho de 8 artistas, os caminhos da arte moderna e contemporânea no Brasil, dos anos 1910 aos dias de hoje. Destinado a todos os públicos, esse curso apresentará o contexto histórico e social de alguns dos principais movimentos da arte brasileira, através de textos de críticos e artistas, fotos e documentos e, sobretudo, de análises de obras específicas de artistas importantes para o período, exercitando também a leitura de imagens.

 

No primeiro encontro, estudaremos as obras de Tarsila do Amaral e Alberto Guignard, no contexto do primeiro e do segundo modernismo. No segundo, as obras de Hélio Oiticica e Alfredo Volpi, investigando as releituras do projeto construtivo. No terceiro, Lygia Clark e Lygia Pape aprofundarão o pensamento sobre os anos 60 e 70 no Brasil. Por fim, no quarto e último encontro, Cildo Meireles e Tunga serão os casos estudados para pensar a arte contemporânea no Brasil. 

Pollyana Quintella é curadora assistente do Museu de Arte do Rio, pesquisadora independente e colunista da Revista Pessoa. Formou-se em História da Arte pela UFRJ e é mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ, com pesquisa sobre Mário Pedrosa. Atuou na equipe de curadoria da Casa França-Brasil, foi coeditora da revista USINA e colunista do jornal Agulha. Curou exposições em instituições e espaços independentes no Rio e em São Paulo.