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O CURSO

Em 1989, o filósofo e economista americano, Francis Fukuyama publicou seu artigo nomeado “O fim da história”. Nesse artigo, ele argumenta como o fim da Guerra Fria sinalizava também o fim da história, isto é, o fim da “evolução” sociocultural da humanidade e, portanto, o fim das disputas ideológicas: a vitória ficaria com o capitalismo, o livre mercado e a atual forma de democracia ocidental.

O século XXI, no entanto, parece contrariar completamente essa hipótese. Trata-se de um século marcado por crises econômicas, culturais e sociais: o racismo foi e ainda é denunciado como estrutural, os direitos básicos acerca do corpo, do trabalho e do acesso ao espaço público continuam sendo reivindicados pelas mulheres e outras minorias; a liberdade em relação ao próprio uso do corpo e sua performatividade de gênero se tornou uma questão essencial. Além disso, ainda há as crises democráticas e ambientais.

Durante esse momento de transformações e dúvidas, a psicanálise é convocada a contribuir para o debate a partir de sua prática. A clínica comparece, novamente, como potencial transformativo ou normativo, isto é, a clínica tanto pode ser mais um dispositivo de controle dos corpos, como ela pode se tornar um pivô das micro e macro revoluções.

Diante desse embate que demanda um momento de suspensão dedicado à reflexão, esse curso propõe apresentar uma primeira série de referências teóricas, filosóficas e clínicas para que seja possível compreender a complexidade do mundo contemporâneo.

Coordenador: João Vitor dos Santos

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ESTRUTURA DIDÁTICA

64 HORAS TOTAIS 
EM MÓDULOS COM ENCONTROS SEMANAIS + BIBLIOGRAFIA.


MÓDULO 1
FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA FRANCESA: CLÍNICA E POLÍTICA.

O módulo introdutório propõe delimitar as referências teóricas do curso, isto é, apresentar o debate filosófico francês do fim do século XX e como suas principais incursões marcam os temas da filosofia e da clínica psicanalítica contemporânea.

Aula 1 (14/08)
Psicanálise e esquizoanálise.

com Mário Bruno.
mediação: João Vitor dos Santos

Sem dissociar a economia política da economia libidinal, a crítica de Deleuze e Guattari à psicanálise e ao capitalismo, a partir do processo esquizo como constituidor do desejo.

Aula 2 (21/08)
Michel Foucault.
com Mário Bruno.

Uma apresentação das três fases da obra de Foucault: a arqueologia, a genealogia e a subjetivação.

Aula 3 (28/08)
Pós-estruturalismo.
com Mário Bruno.

A ruptura com as grades do método linguístico que caracterizou o estruturalismo, e o alcance das "filosofias" de  Lacan, Derrida, Foucault e Deleuze.

Aula 4 (04/09)

Desafios clínicos e filósoficos do século XXl. 

com Mário Bruno.

Biopolíticas, patologias do ato e microfascismos, numa sociedade que age além do prazer.

MÓDULO 2
NEGRITUDE E RACISMO.

O segundo módulo do curso pretende apresentar a relação entre as práticas clínicas psicanalíticas e as formas pelas quais o racismo estrutural e o eurocentrismo cultural são questionados ou não por essas práticas.
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O que produz a colonialidade? Tal pergunta caminha em duas direções: uma de compreender os agenciamentos que a produz; em seguida, cartografaremos seus produtos,  seus efeitos nas subjetividades. O objetivo central das aulas será a compreensão do racismo como dado estruturante das relações. Contaremos com as contribuições de Fanon, pois sua produção teórica possui contribuições inestimáveis, e nos auxiliará discorrer sobre algumas respostas para a pergunta inicial.

Aula 1 (11/09)
Negritude e Racismo 1.

com Kwame Yonatan Poli dos Santos 

mediação: João Vitor dos Santos​

Aula 2 (18/09) 18 às 20h (excepcionalmente).
Frantz Fanon e a psicanálise. 

com Kwame Yonatan Poli dos Santos 

Aula 3 (25/09) 18 às 20h (excepcionalmente).

Negritude e Racismo 2.

com Kwame Yonatan Poli dos Santos 

Aula 4 (02/10)

Psicanálise e práxis decolonial.

com prof. convidado (breve)

MÓDULO 3

PÓS-LACANISMO E CAPITALISMO.

O terceiro módulo do curso se propõe a apresentar a forma como o debate psicanalítico lacaniano foi apropriado pela Filosofia e pelo marxismo para que fosse possível pensar novas formas revolucionárias e uma crítica da cultura renovada.
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Como vemos de costume entre os ditos herdeiros de um determinado Ensino, o pós-lacanismo tornou-se também um campo de disputa ou de embate entre seus comentadores, disseminadores, apoiadores e críticos. No entanto, um consenso é imediato dentre as tantas discussões e disputas do pós-lacanismo: o caráter basilar das contribuições de Lacan a temas centrais da experiência humana. A psicanálise por Lacan trouxe novas perspectivas para discussões acerca da ontologia, da verdade, do sujeito, do desejo e também ferramentas para uma leitura crítica diante das estratégias de dominação sob a égide do capitalismo com sua captura e sequestro de nossa subjetividade. O trabalho do mapeamento do pós-lacanismo ainda é um projeto em aberto, mas a grosso modo, conseguimos identificar seus expoentes nas tradicionais vertentes psicanalíticas dentre os millerianos, solerianos e independentes. Já acerca dos que contribuem com a psicanálise sem praticá-la numa clínica, temos filósofos como Alain Badiou e a Escola de Psicanálise de Ljubljana (Eslovénia), de pensadores como Alenka Zupančič, Mladen Dolar e Slavoj Žižek. Trata-se de um projeto raro diante do cenário do pensamento atual, pois parte de uma estrutura clássica em tempos presentes. Este módulo pretende apresentar as bases e os limites desse pensamento, que é psicanalítico, filosófico e, principalmente, crítico.

Aula 1 (09/10)
Pós-lacanismo e capitalismo 1

com Rodrigo Gonsalves.
mediação: João Vitor dos Santos​

Aula 2 (16/10)

A filosofia de Slavoj Žižek.

com Rodrigo Gonsalves.

Aula 3 (23/10)

A filosofia de Alain Badiou.

com Rodrigo Gonsalves.

Aula 4 (30/10)

Psicanálise e comunismo: impasses para uma retificação subjetiva do novo humano.

com Clarice Pimentel Paulon.

MÓDULO 4

FEMINISMO E TEORIA QUEER.

O último módulo apresenta uma articulação interseccional entre o debate feminista, o debate LGBTQIA+, a Filosofia e a clínica psicanalítica, isto é, como se relacionam as formas políticas, as práticas clínicas e os usos do corpo.

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O módulo visa estabelecer uma problematização entre os estudos queer e os feminismos (especialmente em suas leituras marxistas, psicanalíticas, existencialistas e literárias). Embora não possamos renunciar às lutas feministas diante dos problemas ainda colocados pelas injustiças, desigualdades e violências de gênero nas sociedades atuais, a teoria queer expôs dinâmicas ainda marcadas pelo binarismo e pela dicotomia natureza X cultura em diferentes vertentes do feminismo. Veremos esse embate se proliferar entre feministas da segunda onda e, posteriormente, observaremos o aprofundamento deste conflito entre as teóricas da terceira onda. Judith Butler parece ter sido a teórica que se dedicou de maneira detida a esses conflitos em seus escritos filosóficos.


O curso apresentará suas posições em "Problemas de gênero" e "Corpos que importam".
Ali a performatividade e a constituição de gênero são capazes de colocar em cena esses impasses complexos e cheios de implicações filosóficas e práticas. Diante da crítica de ter reduzido a sexualidade ao campo da linguagem descorporificada, Butler adensou suas respostas ao escrever "Corpos que importam" e, ainda hoje, explora o campo performativo de modo a não reduzi-lo a modelos epistêmicos modernos. Na última aula do módulo veremos uma epistemologia queer a partir das teorias de Paul B. Preciado em Testo Junkie e Manifesto Contrassexual, mostrando ainda atritos entre algumas dessas posições e a psicanálise freudo-lacaniana. 

Aula 1 (06/11)
Feminismo e teoria Queer 1.

com Alessandra Affortunati Martins.

mediação: João Vitor dos Santos​

Aula 2 (13/11)

Judith Butler: atos performativos e a constituição do gênero.

com Alessandra Affortunati Martins.

Aula 3 (20/11)

Feminismo e teoria Queer 2.

com Alessandra Affortunati Martins.

Aula 4 (27/11)

Paul Preciado: Pornografia, Farmacologia e Psicanálise.

com prof. convidado (breve).

ORGANIZAÇÃO

CURSO LIVRE

CURSOS COM 4 MESES
DE DURAÇÃO E 64 HORAS DE CARGA HORÁRIA EM AULAS REMOTAS AO VIVO
+ LEITURAS - BIBLIOGRAFIA DISPONÍVEL.

TOTALMENTE ONLINE

ACESSO VIA PC OU SMARTPHONE. AULAS E DISCUSSÃO COM OS PROFESSORES AO VIVO.

BOLSAS

CURSO COM INVESTIMENTO ACESSÍVEL.
BOLSAS DE 50% E 100%. 

COM CERTIFICADO

CERTIFICADO PARA OS PARTICIPANTES AO FINALIZAR O CURSO.

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PROFESSORA

ALESSANDRA AFFORTUNATI MARTIN

Psicanalista, pesquisadora da Cátedra Edward Saïd (UNIFESP), colunista da Revista CULT, doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP), membra do Grupo de Trabalho em Filosofia e Psicanálise da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF, Brasil) e do Grupo de Estudos, Pesquisas e Escritas Feministas, (GEPEF, Brasil). Foi Gastwissenschaftlerin na ZfL-Berlin (Zentrum für Literatur-und Kulturforchung) e Honorary Researcher Fellow da Birkbeck, University of London. Realizou pós-doutorado em Filosofia e Psicanálise na FFLCH-USP. É autora de “Breve história da carne” (Iluminuras, 2023, no prelo), “O sensível e a abstração: três ensaios sobre o Moisés de Freud” (E-Galaxia, Coleção Peixe-elétrico ensaios/2020), de “Sublimação e Unheimliche” (Coleção Clínica Psicanalítica/Pearson, 2017), e coeditora de “Freud e o Patriarcado” (Hedra/FAPESP, 2020).

INSCRIÇÕES

Inscrições até 07/08.

Início em 14/08/23
Aulas SEGUNDAS-FEIRAS das 19:00 às 21:00h.

INVESTIMENTO
Matrícula: R$ 80,00 

(para pagamentos em boletos, entre em contato).

+ mensalidades
6 x R$ 250,00 (inscreva-se aqui)
ou
8 x R$ 190,00 (inscreva-se aqui)
ou

1 x R$ 1.275,00 (com 15% desconto).
via pix para chave: assemblage.producao@gmail.com
R$ 80,00 + R$ 1.275,00
(enviar comprovante para o mesmo email)


5 Bolsas de 50% disponíveis.
3 bolsas 100% para assistentes.
(ESGOTADAS)
Para bolsas: enviar antes breve carta de intenção e justificativa para
assemblage@caispesquisa.page

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