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O CURSO

O novo programa de arte da Assemblage ocorrerá através de 3 ciclos entre agosto de 2023 e novembro de 2024, apresentando uma proposta abrangente de estudos no campo da arte contemporânea. Organizado em 3 semestres, o programa busca expandir uma série de módulos temáticos que atravessamos juntos a diversos pesquisadores ao longo de 2022, explorando diferentes aspectos e conceitos relevantes para a compreensão e produção da arte contemporânea em sua relação com outros saberes.

Neste novo programa, os participantes do primeiro ciclo irão atravessar três módulos distintos: primeiro uma revisão da arte contemporânea através de outras perspectivas e leituras possíveis com a curadora Fernanda Lopes.

No segundo módulo, buscaremos uma leitura mais aprofundada da crítica de arte, abordando teorias e abordagens críticas relevantes. Iremos percorrer as diferentes compreensões do exercício da crítica de arte ao longo da história, em diversos contextos geográficos, dando ênfase para a crítica moderna e chegando, ao final, à relação entre o que se convencionou chamar de “crise da crítica” com a curadora Pollyana Quintella.


No terceiro módulo, abordaremos questões sociopolíticas concentradas nas implicações entre o neoliberalismo e a produção de arte contemporânea.

No primeiro momento (com o artista e pesquisador Daniel Jablonski) buscaremos caracterizar de forma histórica e conceitual, a posição paradoxal do artista contemporâneo: por um lado, inteiramente dependente de um sistema da arte neoliberal, por outro lado, gozando da aura de uma liberdade criadora de origem romântica. 


No segundo momento (com o crítico, curador e editor Leonardo Araujo) atravessaremos o trabalho de alguns artistas através de questões como: quais os motivos por que alguns pensadores afirmam que na atualidade a experiência já não se realiza nos corpos e coletivamente, em intensidade e acontecimento?Teria, isso, suas causas fundantes no capitalismo ou seria apenas um sintoma da racionalidade neoliberal contemporânea?


Nossos encontros serão semanais, sendo 4 encontros por módulo, às terças-feiras, das 19:30 às 21:30. O Programa de Arte Contemporânea 2023-24 oferecerá uma oportunidade valiosa para artistas, estudantes e entusiastas para aprofundarem seus conhecimentos e se engajarem com a cena artística contemporânea.

Working from Home

ESTRUTURA DIDÁTICA

52 HORAS TOTAIS 
EM 1 ENCONTRO SEMANAL + BIBLIOGRAFIA.


MOD #1

PENSAMENTOS CRÍTICOS EM ARTE CONTEMPORÂNEA: LEITURAS POSSÍVEIS.

com Fernanda Lopes.


No primeiro momento, o curso se configura como uma introdução possível à arte contemporânea, tomando o contexto brasileiro como referência, com pontuais paralelos ao cenário internacional. Os encontros propostos se baseiam na apresentação e análise de diferentes manifestações e situações da nossa cena artística e cultural dos anos 1960 e 1970, considerando suas principais discussões e problemas, incluindo seus discursos oficiais, ausências e apagamentos. 

Esse contexto multifacetado e plural será abordado a partir de diferentes provocações a cada encontro: o que, quem, quando, onde? O por quê se apresenta como mote para as discussões em todos os contos.

15/08/23
Encontro 1:
O quê? Questões sobre o(s) estatuto(s) do objeto de arte e a própria noção de arte.


22/08/23
Encontro 2:
Quem? Outras definições possíveis para o artista, o espectador, o crítico.


29/08/23
Encontro 3:
Onde? Dentro e fora das instituições – Lugares possíveis da/para a produção artística e (d) o pensamento crítico.


05/09/23
Encontro 4:
Quando? Tempo(s) e história(s) na arte contemporânea.

MOD #2
CRÍTICA DE ARTE.

com Pollyana Quintella.

Movente e mutante, cabe dizer que não é possível ontologizar o exercício da crítica de arte. Testemunhamos, ao menos desde o início da atuação de uma crítica considerada profissional, na figura de Denis Diderot, no século XVIII, que o ofício não pode ser considerado um gênero em si, já que não possui quaisquer elementos essenciais que constituam uma identidade unívoca. Neste módulo, vamos percorrer as diferentes compreensões do exercício da crítica de arte ao longo da história, em diversos contextos geográficos, dando ênfase para a crítica moderna e chegando, ao final, à relação entre o que se convencionou chamar de “crise da crítica”, já recuada do palco de jornais e periódicos, sem maiores arenas de debate ou ressonância pública, e a emergência, nos últimos anos, de certo "criticismo" desenfreado no meio artístico, sobretudo expresso a partir de obras, exposições, instituições, galerias e agentes mergulhados em "intenções críticas". A crítica morreu ou tem se manifestado em novas performances? Quais suas potências e limites de atuação no presente?


26/09/23

Encontro 1: O que é crítica de arte?

03/10/23
Encontro 2:
Panorama do século XIV ao século XIX.


10/10/23
Encontro 3:
Crítica e Modernidade.

17/10/23
Encontro 4:
Crítica, poder e esfera pública: novos arranjos à luz do presente.

MOD #3
ARTE E IMPLICAÇÕES DO NEOLIBERALISMO.

com Leonardo Araujo, Daniel Jablonski e Suely Rolnik.

DIAS 24 e 31/10/23
COM LEONARDO ARAUJO


Quais os motivos por que alguns pensadores afirmam que na atualidade a experiência já não se realiza nos corpos e coletivamente, em intensidade e acontecimento? Teria, isso, suas causas fundantes no capitalismo ou seria apenas um sintoma da racionalidade neoliberal contemporânea?

Por meio do estudo de caso de uma exposição do jovem artista colombiano Gabriel Mejía Abad, com apenas três trabalhos ambientais, estabeleceremos uma análise com a filosofia política radical e a literatura popular direcionada ao anticapitalismo presente na produção de arte que, contraditoriamente, impulsiona o "evento" em objeto, num acontecimento que aparenta nos faltar, mas também deflagra a perda da "experiência" e, talvez, corrobora pelo abandono do "conceito".

 

Discutiremos a "irracionalidade do conceito", proposto pelo filósofo alemão Hans Blumenberg, e a perda da experiência no áudio "Hoje é dia de maldade", do publicitário Marko Mello, assim como no livro "Ulisses", de James Joyce, e na "Teoria do Bloom", do grupo de pensadores autonomistas franceses Tiqqun. Por fim, após estas passagens, se apresentará a constatação da necessidade de criação de eventos sonoro-visuais do artista-empreendedor que habita as redes sociais, modus operandi este em uso constante e indiscriminado pela maioria de seus usuários, artistas ou não. 


24/10/23
Encontro 1: 

IMATERIALIDADE: do conceito e da experiência.

31/10/23
Encontro 2: 
CONCRETUDE: no evento.



DIAS 21 e 28/11/23

COM DANIEL JABLONSKI


Ao longo de dois encontros, tentaremos caracterizar de forma histórica e conceitual a posição paradoxal do artista contemporâneo: por um lado, inteiramente dependente de um sistema da arte neoliberal, por outro lado, gozando da aura de uma liberdade criadora de origem romântica.

21/11/23
Encontro 1: 
Construção da figura do artista: subjetividade, individualidade, genialidade.

No primeiro encontro, esboçaremos uma genealogia da construção do imaginário
do artista moderno, mobilizando conceitos da filosofia estética bem como exemplos de diversos períodos históricos: artista genial, artista boêmio, artista maldito, artista de vanguarda. Por fim, faremos um salto no tempo para interrogar as razões da manutenção de algumas dessas ideais em mundo contemporâneo estruturado de
forma completamente diversa.

28/11/23
Encontro 2: Desconstrução da figura do artista: representação, associação, remuneração.


No segundo encontro, analisaremos como artistas e coletivos, ligados à
movimentos sociais com pautas aparentemente distintas (Arte com base na comunidade, feminismo, Crítica institucional, Black Lives Matter), tem contribuído para a desconstrução da figura romântica do artista. Por fim, uma reflexão sobre o lugar de “exceção” da arte no mundo contemporâneo do trabalho, flexível e precarizado, permitirá introduzir (e eventualmente problematizar) a noção de “trabalhador(a) da arte”.

///

 

SÁBADO, 16/03/2024
14:00 às 16:30

CONFERÊNCIA E CONVERSA COM SUELY ROLNIK.

ORGANIZAÇÃO

APERFEIÇOAMENTO

CURSO LIVRE COM 3 MÓDULOS DE DURAÇÃO E 52 HORAS DIVIDIDAS EM AULAS REMOTAS AO VIVO
E LEITURAS.

TOTALMENTE ONLINE

ACESSO VIA PC OU SMARTPHONE. AULAS E DISCUSSÃO COM OS PROFESSORES AO VIVO.

BOLSAS

CURSO COM INVESTIMENTO ACESSÍVEL.
BOLSAS DE 50% E  100% 

COM CERTIFICADO

CERTIFICADO PARA PARTICIPANTES COM
MÍNIMO DE 75% DE PRESENÇA.

INSCRIÇÕES

CRONOGRAMA DO CURSO
Encontros terças-feiras das 19:30 às 21:30h.

Investimento MÓDULO 3:

R$ 300,00 / 2 x 160,00

via pix para chave: assemblage.producao@gmail.com
(enviar comprovante para o mesmo email)

VAGAS SUPER LIMITADAS.

 

5 bolsas de 50% disponíveis.
3 Bolsas de 100% para assistentes (ESGOTADAS)

Interessados devem enviar a carta de intenção para:
assemblage@caispesquisa.page

 

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